Por Guilherme Bitencourt Sarlo
São Paulo
Agrishow atrai estrangeiros com tecnologia do Agronegócio brasileiro
O setor participa de 27,4% do PIB no Brasil e movimenta R$13 bilhões anualmente.

Vista aérea da Agrishow 2019 em Ribeirão Preto, interior de SP. Foto: Alexandre Lombardi
Agrishow, a feira brasileira reconhecida como a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, está prestes a celebrar sua 29ª edição em 2024, entre os dias 29 de abril e 3 de maio. Como um dos principais eventos de tecnologia para a agropecuária na América Latina e a maior do Brasil, ela se destaca como um ambiente repleto de inovações para o setor, principalmente por contar com a presença do público estrangeiro, mais especificamente turcos, argentinos, norte-americanos, senegaleses e sul- africanos.
Os estrangeiros que frequentam a Agrishow buscam o conhecimento e a tecnologia do agronegócio brasileiro, um dos maiores do mundo em questões financeiras e de avanço tecnológico, movimentando pouco mais de 1/4 do PIB no Brasil.
Uma dessas empresas estrangeiras que frequentam a feira é a WeStanbul, de Istambul na Turquia, uma empresa especializada em reprodução animal, seu CEO Abdullah Ibrahim, compartilhou a seguinte informação em relação à Agrishow: "Esperamos adquirir tecnologia e conhecimento que os agricultores brasileiros têm e tentar uma espécie de cadeia de parceiros para comprar, vender, investir e representar uns aos outros. O mais importante é adquirir a experiência que vocês têm com agricultura".
Os estrangeiros possuem uma boa relação com o agro brasileiro, além de ser benéfico para nossa indústria nacional, outros países se desenvolvem, como é o caso do sul-africano Wynn Dedwith, que desde 1999 visita a Agrishow em busca de inovações tecnológicas que possam contribuir com suas colheitas, principalmente de amendoim, onde obteve sucesso. Segundo ele, o continente africano responde, atualmente, por 31% de todo o amendoim produzido no mundo. Em sua fala, ele salienta a importância dos negócios com os brasileiros nas feiras: "Os agricultores da África do Sul são os melhores agricultores do mundo, porque não temos um solo como o seu. Nosso solo é bastante profundo, não temos floresta tropical, é muito limitado, temos muitos tipos de rochas e rochas muito diferentes. Temos um solo muito argiloso e muito arenoso nas fazendas, então os agricultores africanos são, na verdade, muito bons e precisam de tecnologia muito boa também".