top of page
Design sem nome.png

Por Bruna Margo

São Paulo

NotCo cria sopa de tartaruga vegetariana, com ajuda da inteligência artificial.

Projeto recria receita a partir de plantas e estimula a proteção da espécie

Receita é feita com ingredientes que imitam o sabor e a textura da carne de tartaruga. Foto: Divulgação/NotCo

A NotCo, uma foodtech que produz alimentos à base de plantas com o auxílio da inteligência artificial, anunciou recentemente ao mercado a mais nova criação: NotTurtle. O prato, que tradicionalmente é feito com a carne de tartarugas-verdes, propõe reproduzir o sabor, textura e valor nutricional da receita original, e com isso conscientizar as pessoas sobre constante ameaça de extinção do animal.

Para criar a NotTurtle, o chef peruano, Diego Oka e o líder da equipe de ciência culinária de IA da NotCo, Bernardo Moltedo viajaram para as Ilhas Cayman, onde a caça de tartarugas não é ilegal, para experimentar e aprender a fazer a sopa. Com essas informações, foi possível retornar a NotCo, para trabalhar em conjunto com a equipe culinária da empresa e Giusepe, uma IA que identifica quais plantas poderiam reproduzir com precisão as características da carne de tartaruga. 

Giusepe analisou mais de 300 mil plantas e 260 trilhões de possibilidades diferentes, reduzindo a 8 receitas que replicavam a textura, sabor e a estrutura molecular da carne de tartaruga. Segundo Diego, "a coisa mais importante que Giusepe nos deu foi a textura, gelatina, proteína e a gordura, que só encontraria no prato original". 

O prato foi bem recebido pelos consumidores habituais da sopa de tartaruga, que afirmaram que a versão vegetariana é indistinguível da original. Embora seja um prato tradicional em algumas culturas latinas e asiáticas, a exploração desses animais é proibida na maioria dos países, pelo  declínio acentuado da população de tartarugas-verdes, estando entre as espécies ameaçadas de extinção listadas pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

Tartaruga-verde (Chelonia mydas), espécie encontrada em todo mundo e sob risco de desaparecimento. Foto: Divulgação/ Wikimedia Commons

Bernardo Moltedo enfatizou que a NotTurtle demonstra o potencial da inteligência artificial e dos humanos trabalhando juntos para proteger tradições culinárias e dar uma oportunidade aos animais ameaçados, promovendo sustentabilidade, inovação e criatividade.


A NotTurtle ainda não está disponível comercialmente, mas a empresa lançou um pequeno documentário mostrando todo o processo de criação, incluindo pesquisas, testes de receitas e a aprovação das comunidades que consomem regularmente a sopa. Também foi disponibilizado um vídeo ensinando como é o preparo da receita no site oficial e YouTube da companhia.

bottom of page