top of page
Design sem nome.png

Por Izabel Santa Fé e Mariah Simões

São Paulo

Dia da Dança: Se identificando através das gerações

Como transmitir a dança em novas dimensões tecnológicas

A dança é uma forma de arte em que o corpo é utilizado para executar movimentos coordenados, ao ritmo de sons ou músicas, e com o propósito de honrar e reconhecer a arte de modo cultural e profissional. O dia da dança é uma data destinada a comemorar este meio de cultura, que se reserva o dia 29 de abril. Criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e o Comitê Internacional de Dança (CID) em 1982.


A importância da arte da dança na vida brasileira é vista na história; um dos registros mais fortes em costumes, como o folclore e religião de povos originários, que adentram no dia a dia. Com a forte popularização de mídias sociais, o fenômeno traz virais em músicas, e agora em coreografias altamente reproduzidas e postadas online, por milhões de usuários todos os dias. A dança, historicamente, é uma forma de comunicação poderosa, e ganha novas dimensões com o surgimento das redes sociais, especialmente o TikTok.


As redes sociais, como TikTok e Instagram, estão redefinindo a dança, permitindo formas de expressão coreográfica inovadoras e de curta duração. Movimentos visuais e desafios replicáveis ganham destaque, impulsionando a popularidade da dança online. No entanto, essa evolução não está isenta de controvérsias, com a crescente sensualização da dança levantando questões sobre objetificação e empoderamento sexual. Enquanto alguns defendem a expressão pessoal, outros alertam para os riscos de exploração comercial.


Em meio a tantas controvérsias, profissionais no assunto indicam uma crescente no âmbito de expressões artísticas. Segundo a coreógrafa Gabi Amarantos, as redes sociais deram visibilidade para uma área pouco valorizada no Brasil. Em meio a pandemia, o entretenimento foi essencial nesse momento. Contudo, Amarantos destaca sua frustração como dançarina ao se deparar com a limitação que os aplicativos trouxeram para a dança, e que a padronização de movimentos enfraquece a indústria.


Em meio à crescente influência das mídias sociais na disseminação da dança e suas controvérsias, a celebração do Dia Internacional da Dança permanece como um tributo à riqueza cultural e profissional desse meio artístico. Enquanto a dança continua a evoluir, impulsionada pela inovação tecnológica e pela acessibilidade das redes sociais, é essencial considerar tanto os benefícios quanto os desafios que essa transformação traz para a sua prática e apreciação.

bottom of page