top of page
Design sem nome.png

Por Rafael Villarroel

São Paulo

Governo aciona Exército, PF e PRF para auxiliar candidatos do "Enem dos Concursos" no RS

Fortes chuvas atingem o estado gaúcho desde o começo da semana; provas serão aplicadas neste domingo (5)

Imagem1.jpg

Imagens de drone mostram dimensão da enchente em Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul - Reprodução

O Governo Federal acionou as Forças Armadas, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal para auxiliarem a locomoção de candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como o "Enem dos Concursos", após a decisão de manter a realização das provas em todo o país, incluindo no Rio Grande do Sul, que passa por inundações e fortes chuvas desde o início da
semana. O CNU deve ser aplicado neste domingo (5).

Imagem2.png

FAB resgata família após tempestades no Rio Grande do Sul – Divulgação FAB

Os temporais já deixaram 29 mortos e 60 desaparecidos. Na tarde de ontem (2), devido aos "eventos climáticos de chuvas intensas", o governador Eduardo Leite decretou estado de calamidade pública, em edição extra do Diário Oficial. 

A ministra de Gestão, Esther Dweck, deve se reunir nesta sexta-feira (3) com as equipes das forças de segurança para detalhar as prioridades e pontos de realização das provas no Rio Grande do Sul.

O governo reconhece o risco de judicialização, de candidatos inconformados com a decisão das provas serem mantidas.

 A opção de manter o concurso foi para garantir a participação do maior número de pessoas. Dos 2 milhões de inscritos, 80 mil são do Rio Grande do Sul.

 Chuvas no Rio Grande do Sul

Devido às fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o começo da semana, a barragem 14 de Julho, na Serra Gaúcha, rompeu na tarde desta quinta-feira (2), conforme informou o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB). 

As precipitações que atingem a região do Rio Grande do Sul e a onda de calor que afeta o Sudeste do Brasil podem ser explicadas pelo “duelo” entre uma forte massa de ar frio e outra quente, que vão manter o tempo instável e com chuvas em diferentes áreas gaúchas pelos próximos dias. 

A frente fria que se encontra no Rio Grande do Sul não vai ter intensidade para romper o bloqueio da massa de ar quente, e irá se encontrar na condição de semi-estacionária, provocando chuvas no Norte Rio-grandense e em parte de Santa Catarina até este sábado (4).

Balanço

 O governo do Rio Grande do Sul confirmou a morte de 29 pessoas por conta das fortes chuvas. Além das mortes, 60 pessoas estão desaparecidas. São 154 cidades atingidas pelas tempestades, segundo informações da Defesa Civil do estado. 

bottom of page