top of page
Design sem nome.png

Por Lillia Soares 

São Paulo

Risco de deslizamento em barragem coloca cidades em alerta no RS

O Rio Grande do Sul foi atingido por um temporal e desde 27 de abril quase 90% dos municípios gaúchos estão alagados

Imagem reprodução/Instagram@museusaltojacui.

A Barragem do Salto, em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, foi elevada ao nível de emergência pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) devido ao risco iminente de ruptura, exigindo ações para preservar vidas. 

A Defesa Civil alertou moradores das áreas afetadas, enquanto equipes locais monitoram a situação. Além disso, a Companhia Estadual de Geração Energia Elétrica (CEEE G) assegurou a integridade da barragem, mas também adotou medidas preventivas.

 

Os municípios próximos foram informados sobre os riscos, conforme o plano de emergência. O Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade de Feliz pediu calma à população. Enquanto isso, as autoridades seguem acompanhando o desdobramento da situação.

O Rio Grande do Sul foi atingido por um temporal e desde 27 de abril quase 90% dos municípios gaúchos estão alagados. Conforme o boletim da Defesa Civil, 441 cidades de um total de 497 sofrem as consequências do evento climático extremo que afetou 1,9 milhão de pessoas.

Cerca de 340 mil pessoas estão desalojadas, com 71,4 mil delas abrigadas. Até o momento, confirmaram-se 126 mortes e 756 feridos, enquanto 141 pessoas permanecem desaparecidas no estado. As forças de segurança, junto com voluntários, resgataram aproximadamente 70,8 mil pessoas e 9,9 mil animais.

bottom of page