Por Gustavo Pinheiro Rodrigues
São Paulo
Aurora Boreal: Aparição em lugares distintos causa preocupação
Evento aconteceu nos Estados Unidos e em lugares excêntricos na Europa

Aurora Boreal fotografada em Riex, na Suíça: Reprodução/Denis Balibouse/Reuters
Luzes coloridas apareceram no céu do Hemisfério Norte, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa na noite de sexta-feira (10). O fenômeno conhecido como Aurora Boreal, geralmente ocorre nas regiões polares extremas da Terra, mas desta vez sua aparição foi um tanto quanto incomum.
As luzes do norte foram vistas em todo o Reino Unido na sexta-feira, inclusive no sul do país, e foram avistadas no norte do México, onde raramente são vistas. Ainda mais incomum foi o aparecimento da Aurora Australis, que é o mesmo fenômeno, mas ocorreu no Hemisfério Sul e pôde ser vista no sul da Argentina e no Chile. O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina disse que é anormal observar auroras tão ao norte da Antártida.
Os eventos aconteceram devido às explosões de plasma nos campos magnéticos da coroa do sol, que são direcionadas para a Terra. Embora sejam bonitas, as Auroras Boreais podem causar interferências na tecnologia e nos sistemas de comunicação se forem intensas. No entanto, não houve relatos de problemas até o momento.