top of page
Design sem nome.png

Por João Silvino

São Paulo

Rio Grande do Sul volta a sofrer com chuvas a partir desta sexta-feira

Após dias de alívio nas chuvas, o Rio Grande do Sul deve voltar a sofrer com os temporais neste fim de semana. Segundo o Climatempo, apenas a região Sudeste do estado, abrangendo cidades como Pelotas e Rio Grande, tem previsão de pouca chuva até segunda-feira, mas ainda mantendo o alerta para inundações. A região metropolitana de Porto Alegre, já castigada pelos temporais, pode registrar até 330 milímetros de chuva nesse período, o maior em todo o estado.
Com mais de 100 mortos, 130 desaparecidos e 300 mil pessoas desalojadas, as chuvas voltam em um momento que o nível dos rios Taquari, Caí e dos Sinos começava a baixar, podendo agravar ainda mais os danos e prejuízos no estado. O Rio Guaíba também vinha baixando, com o nível diminuindo 43 centímetros desde segunda-feira, quando chegou ao pico de 5,32m. Há também o risco de deslizamentos de terra e desabamentos.

A esperança do povo gaúcho e de todo Brasil está na previsão a partir da próxima quarta-feira (15): segundo os meteorologistas, o bloqueio atmosférico no Centro-Oeste e Sudeste do país, responsável pela onda de calor nessas regiões e por impedir o avanço da frente fria, deve perder força e abrir caminho para que as chuvas deixem o Sul do país. Em São Paulo, o leve frescor nas últimas noites é um indicativo de que o bloqueio está acabando, e que o pior está passando.

bottom of page